O plenário Orlando Spinola, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficou cheio na tarde desta quinta-feira (30), durante a sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro. A iniciativa foi proposta pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), que reconheceu e homenageou instituições, órgãos públicos, associações e entidades que trabalham diariamente na defesa e no cuidado com a população idosa. Para marcar o momento, foram entregues placas de homenagem aos representantes presentes.
Entre os homenageados, esteve a deputada Maria del Carmen (PT), integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa na ALBA. Ela recebeu o “Prêmio Vida Inspiradora”, em reconhecimento à sua trajetória e atuação. Surpresa com a honraria, agradeceu com emoção. O deputado Arimateia explicou que o prêmio é dedicado a pessoas que, mesmo com o passar dos anos, continuam ativas, inspirando e contribuindo significativamente para a sociedade. Também receberam o mesmo reconhecimento colaboradores do seu mandato, líderes comunitários e representantes de conselhos municipais da pessoa idosa.
Durante seu discurso, o deputado lembrou que o Brasil está passando por uma transformação demográfica importante. Pela primeira vez, há mais pessoas com 60 anos ou mais do que jovens de 15 a 24 anos. Na Bahia, já são mais de 2,3 milhões de idosos, e a previsão é que, até 2070, quatro em cada dez baianos tenham mais de 60 anos. Para Arimateia, esse cenário reforça a urgente necessidade de políticas públicas que garantam envelhecimento digno — envolvendo saúde, mobilidade, assistência social, cultura e inclusão.
Ele mencionou algumas ações de sua trajetória parlamentar, como a indicação para criação da Delegacia de Proteção ao Idoso, já instalada em Salvador, e propostas para casas de acolhimento e para um Hospital do Idoso. Porém, lamentou que apenas 145 dos 417 municípios baianos tenham conselhos municipais do idoso. “Este momento é para reconhecer e valorizar quem fez e continua fazendo história. A Casa do Povo precisa ser também a Casa da Pessoa Idosa”, afirmou.
A palestra
O evento contou com uma fala do médico geriatra Lucas Kuhn, da residência em geriatria das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Ele destacou a importância de cuidados preventivos, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e vacinação. Também chamou atenção para o impacto da solidão na saúde da pessoa idosa, defendendo atividades coletivas, como dança, canto e grupos de convivência. O grupo Calebe, da Igreja Universal, foi citado como exemplo de projeto que promove acolhimento e convivência ativa.
A sessão também contou com apresentações culturais, incluindo o coral do grupo Calebe, o repentista José Felipe, conhecido como Ceará, e a cantora gospel Thaique Barbosa — apresentações que deram um tom de carinho e celebração ao encontro.
Parlamentares e representantes de instituições públicas também reforçaram seus compromissos. O deputado Jurailton Santos (Republicanos) destacou a importância da homenagem e da luta por políticas públicas eficientes. Já o deputado federal Márcio Marinho lembrou da lei de sua autoria que aumentou a punição para crimes de estelionato quando a vítima é idosa.
Ao final, foram entregues os “Prêmios Amigo da Pessoa Idosa” a diversos representantes de instituições que atuam na proteção e no cuidado com esse público, reconhecendo o valor e a dedicação de cada um.





Postar um comentário