A câmara de vereadores de Valença rejeitou por 12 a 1 o projeto de Lei 010/2023 do Executivo que aumenta a taxa da cobrança de fornecimento de água, coleta de esgoto e todos os demais serviços prestados pelo SAAE.
A votação e rejeição se deu em sessão ordinária realizada na última terça-feira (11). O tema foi explorado em plenário pelos vereadores, que criticaram a apuração das receitas orçamentárias da autarquia, os valores apresentados como excesso de arrecadação, o superávit de exercícios anteriores e a política de investimentos.
![]() |
Vereador Reginaldo Araújo - Também votou contra o projeto do aumento da taxa de água. |
A sessão foi muito acalorada, houve discussão e debates o Vereador Reginaldo Araújo que também foi contrário ao projeto disse no seu tempo: “ Essa é a câmara que eu conheço , que debate , que discute e no final chegamos a um acordo … Essa casa votará somente o que for de interesse do bem estar do povo valenciano, é o povo de Valença não merece esse aumento…”
![]() |
Vereador Bertolino Jr. Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água. |
![]() |
Vereador Cristiano Barbosa . Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água. |
![]() |
Vereador Cássio da Pesca. Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água. |
O vereador Cassio da Pesca disse estar muito chateado e preocupado, afirmou ser contra o projeto . Na avaliação dele o consumidor será penalizado com alto preço e sem investimento. “Não é justo uma empresa estar instalada aqui a aproximadamente a muitos anos e não fez nada para melhorar o serviço da entrega de água e o tratamento do esgoto de Valença . Ao contrário estraga os nossos asfaltos, estraga as nossas ruas e fica por isso mesmo. O esgoto ainda é jogado no nosso Rio Una…”Sou contra esse projeto, vou votar contra. Disse o nobre vereador.
![]() |
Vereador Ryan Costa. Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água. |
O vereador Ryan Costa manifestou sua indignação e informou votar contra o projeto. “Como que a população vai entender isso? uma vez que muitas pessoas sobrevivem com um salário mínimo ou menos, que mal consegue pagar suas contas… E essa casa vai aceitar arrancar a pele dos cidadãos? Aumentar mais 7% o povo não aguenta não, o povo não pode pagar tão caro, ainda mais por um serviço como está sendo oferecido . Questionou o vereador que antecipou seu voto contra o projeto .
Demais vereadores também fizeram duras críticas ao prefeito e ao projeto e quando foi posto em apreciação e votação, foi rejeitado por 12 vereadores.
VOTARAM CONTRA O PROJETO, OS VEREADORES:
- BERTOLINO JUNIOR
- CASSIO DA PESCA
- VALDIR SILVESTRE
- RYAN COSTA
- HELTON BRANDÃO
- DIRO OTICICA
- ISAIAS NASCIMENTO
- ANTONIO HERALDO (LELO)
- CLOVIS JUNIOIR
- FABRICIO LEMOS
- REGINALDO ARAÚJO
O vereador Benedito votou favorável ao projeto e houveram duas abstenções, o vereador Luiz Carlos e o vereador Benvindo. Rejeitado, o projeto volta para o prefeito que poderá aumentar ou não a tarifa via decreto. A proposta do prefeito não foi bem recepcionada pela Câmara mostrando que o gestor não esta mais conseguindo dialogar com a casa.
Postar um comentário