PMV Banner

PORTAL CLICK NOTÍCIAS



 

A câmara de vereadores de Valença rejeitou  por 12 a 1 o  projeto de Lei 010/2023 do Executivo que aumenta a taxa da cobrança de fornecimento de água, coleta de esgoto e todos os demais serviços prestados pelo SAAE. 

A votação e rejeição se deu em sessão ordinária realizada na última terça-feira (11). O tema foi explorado em plenário pelos vereadores, que criticaram a apuração das receitas orçamentárias da autarquia, os valores apresentados como excesso de arrecadação, o superávit de exercícios anteriores e a política de investimentos.

Vereador Reginaldo Araújo - Também votou contra o projeto do aumento da taxa de água. 
 

A sessão foi muito acalorada, houve discussão e debates o Vereador Reginaldo Araújo que também foi contrário ao projeto disse no seu tempo: “ Essa é a câmara que eu conheço , que debate , que discute e no final chegamos a um acordo … Essa casa votará somente o que for de interesse do bem estar do povo valenciano, é o povo de Valença não merece esse aumento…”

Vereador Bertolino Jr. Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água.

O presidente Bertolino Júnior foi contra o projeto e disse que esse projeto não precisaria ir para a câmara , que o próprio gestor poderia fazer um decreto e aumentar . “ Não vou aceitar que onerem o nosso povo ”  disse o presidente que já declarou votar contra . 

Vereador Cristiano Barbosa . Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água.

O vereador Cristiano Barbosa criticou o projeto. “É um abuso o que eles fazem com a nossa população”, disse ao citar como exemplo a expansão da rede em que a empresa não conserta os estragos feitos nas vias pavimentadas mesmo esta obrigação sendo da autarquia. “Fica num acordo entre companheiros e a prefeitura acaba tendo que fazer um serviço que é de responsabilidade deles ” criticou.

Vereador Cássio da Pesca.  Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água.

O vereador Cassio da Pesca disse estar muito chateado e preocupado, afirmou ser contra o projeto . Na avaliação dele o consumidor será penalizado com alto preço e sem investimento. “Não é justo uma empresa estar instalada aqui a aproximadamente a muitos anos e não fez nada para melhorar o serviço da entrega de água e o tratamento do esgoto de Valença . Ao contrário estraga os nossos asfaltos, estraga as nossas ruas e fica por isso mesmo. O esgoto ainda é jogado no nosso Rio Una…”Sou contra esse projeto, vou votar contra. Disse o nobre vereador.


Vereador Ryan Costa. Também votou contra ao projeto do aumento da tarifa de água.

O vereador Ryan Costa manifestou sua indignação e informou votar contra o projeto. “Como que a população vai entender isso? uma vez que muitas pessoas sobrevivem com um salário mínimo ou menos, que mal consegue pagar suas contas… E essa casa vai aceitar arrancar  a pele dos cidadãos? Aumentar mais 7% o povo não aguenta não, o povo não pode pagar tão caro, ainda mais por um serviço como está sendo oferecido . Questionou o vereador que antecipou seu voto contra o projeto . 

Demais vereadores também fizeram duras críticas ao prefeito e ao projeto e quando foi posto em apreciação e votação, foi rejeitado  por 12 vereadores. 

VOTARAM CONTRA O PROJETO, OS VEREADORES:

  1. BERTOLINO JUNIOR
  2. CASSIO DA PESCA
  3. VALDIR SILVESTRE
  4. RYAN COSTA
  5. HELTON BRANDÃO
  6. DIRO OTICICA
  7. ISAIAS NASCIMENTO
  8. ANTONIO HERALDO (LELO)
  9. CLOVIS JUNIOIR
  10. FABRICIO LEMOS
  11. REGINALDO ARAÚJO 

O vereador Benedito votou favorável ao projeto e houveram duas abstenções, o vereador Luiz Carlos e o vereador Benvindo.  Rejeitado, o projeto volta para o prefeito que poderá aumentar ou não a tarifa via decreto. A proposta do prefeito não foi bem recepcionada pela Câmara mostrando que o gestor não esta mais conseguindo dialogar com a casa.






Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem