![]() |
Começará nesta segunda-feira (05) a 14a Conferencia Estadual de Saúde que será realizada do dia 05 a 07 de Junho em Salvador.
Valença enviará 12 delegados que foram eleitos na etapa municipal, juntos, irão defender propostas importantes nas discussões para o alinhamento de questões voltadas para o aperfeiçoamento da Saúde Pública no Estado.
Com a temática: “Amanhã vai ser outro dia”, antes da etapa estadual, aconteceu a Conferência Municipal da Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins onde contou a participação de autoridades, profissionais da saúde e usuários do SUS.
Nessa ocasião, foram debatidas propostas de fortalecimento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, eleitos os delegados do município sendo 6 representantes do poder público e 6 representantes da sociedade civil.
Os delegados levarão diretrizes levantadas localmente para as discussões da etapa estadual que irá durar três dias na capital baiana e acontecerá na Arena Fonte Nova.
“É motivo de alegria está fazendo parte da organização desse evento tão importante para o futuro da saúde pública, juntos estaremos discutindo melhorias para o SUS. É também motivo de grande responsabilidade levar as demandas da nossa cidade para lá”, disse Luís Carlos , presidente do Conselho Municipal de Saúde de Valença.
Roque Onorato, agente comunitário de saúde aposentado disse que vai para mais uma Conferência com o “compromisso de lutar para garantir direitos e defender o fortalecimento do SUS”.
A Conferência de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas SUS e ocorre a cada quatro anos.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas irão para etapa Nacional e as aprovadas deverão ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Postar um comentário