Se encerra nesta quinta-feira (29) o prazo para que gestores estaduais e municipais atualizem dados dos profissionais de enfermagem da rede própria e conveniada. A lista deve ser enviada ao Ministério da Saúde, com a promessa de que o repasse seja recalculado.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), integrada ao sistema InvestSUS Gestão, ao qual todos os gestores estaduais e municipais já têm acesso.A ideia é atualizar a base de dados utilizada para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria de enfermagem, aprovado no Congresso Nacional no ano passado.
A maioria dos gestores alega que o dinheiro enviado pelo governo federal não é suficiente para cumprir a lei. Assim, após uma mobilização nacional, o Ministério da Saúde exigiu que uma lista atualizada fosse enviada para refazer os cálculos.
O piso salarial dos enfermeiros será de R$ 4.750,00. O técnico de enfermagem deve receber 70% desse valor e o auxiliar de enfermagem foi fixado em 50%.
Profissionais de enfermagem de todo país fizeram protesto para pressionar os gestores. Em Valença a manifestação aconteceu no centro da cidade .
Postar um comentário