O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi alvo de protestos nesta sexta-feira 4 durante um evento de campanha na cidade baiana de Jeremoabo, distante 385 quilômetros de Salvador. Na ocasião, ovos foram atirados em direção ao carro em que o petista desfilava.
Os itens teriam sido arremessados por moradores irritados com o apoio de Jerônimo ao candidato Matheus de Neri (PP), que disputa a prefeitura contra o petista Fábio da Farmácia. Por meio de nota, o diretório estadual do PT repudiou a “tentativa de agressão” e sustentou que “o direito ao contraditório e à divergência de ideias são fundamentais para a construção histórica do PT, mas nunca podem ser expressados na forma de ataque pessoal, político ou simbólico”.
A pessoa que jogou o ovo foi identificada como Maria das Graças. Conhecida como “Dona Maria”, ela é presidente municipal do PT em Jeremoabo, cidade do interior do estado onde o incidente contra o governador aconteceu. A autora da agressão contra o governador da Bahia é conhecida como quadro antigo do PT da cidade. Ela é tida por aliados como uma “petista raiz”.
A redaçao teve acesso a um áudio enviado pela petista a aliados após o episódio. Na gravação, a presidente do PT local debocha do governador e diz estar aliviada.
A sigla, contudo, afirmou compreender eventuais divergências em algumas cidades entre Jerônimo e o PT. A sigla avalia que, como governador da Bahia, ele “preside uma ampla coalizão de diversos partidos e é natural que pontualmente haja discordância com alguma definição eleitoral local”.
O partido ainda prometeu acionar “as instâncias internas para apurar o caso e tomar as medidas cabíveis”. A Bahia não é o único caso em que um político do PT diverge das posições da sigla nas eleições municipais. O ministro da Educação, Camilo Santana, por exemplo, apoia candidatos adversários da legenda em diversas cidades do Ceará.
Postar um comentário